Por que acordamos na hora certa antes de descer do ônibus ou trem?

por Lucas Rabello
Publicado: Atualizado em 445 visualizações

As pessoas frequentemente se pegam cochilando durante trajetos em ônibus ou metrôs, mas, de forma notável, acordam justamente a tempo para seus destinos. Apesar da escassez de pesquisas nesta área específica, insights do Dr. Marc I. Leavey, um médico baseado em Maryland, e de Ronald Chervin, um neurologista e diretor do Centro de Distúrbios do Sono da Michigan Medicine, lançam luz sobre explicações potenciais para esse fenômeno.

Uma hipótese gira em torno do relógio biológico interno, ou ritmo circadiano, que pode se sincronizar com paradas habituais ou estações do ano, especialmente se a viagem ocorre em horários consistentes diariamente. O Dr. Leavey sugere que manter uma rotina regular e um cronograma pode condicionar o corpo a despertar em momentos precisos, de forma semelhante a como as pessoas frequentemente acordam momentos antes de seus alarmes soarem após configurá-los para o mesmo horário ao longo de vários dias.

Além disso, mesmo em um estado de sono, o cérebro permanece ativo, processando continuamente estímulos externos, incluindo sinais auditivos. Isso significa que sons específicos, como o anúncio de uma estação, a presença de vendedores ou músicos em locais particulares, podem servir como sinais para o cérebro iniciar o despertar. Segundo Chervin, é provável que os passageiros não apenas despertem em sua parada pretendida, mas também possam chegar a breves momentos de consciência em vários pontos durante a viagem, sem reter nenhuma memória desses instantes. Ele observa que uma pessoa precisa estar acordada por uma certa duração para formar memórias de acordar.

Apesar da falta de pesquisa extensiva, essas observações sugerem que a capacidade do cérebro de monitorar pistas ambientais durante o sono pode contribuir para esse fenômeno. No entanto, ambos os especialistas reconhecem a complexidade dos mecanismos de sono e despertar, indicando que vários fatores podem influenciar a capacidade de um indivíduo de acordar em um determinado momento ou parada. A ideia de que alguém poderia potencialmente “treinar” seu corpo para acordar em momentos específicos por meio de rotinas consistentes oferece uma perspectiva intrigante sobre a interação entre sono, estímulos externos e comportamento habitual durante os trajetos.

Lucas Rabello
Lucas Rabello

Fundador do portal Mistérios do Mundo (2011). Escritor de ciência, mas cobrindo uma ampla variedade de assuntos. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.